Brasil lidera o uso do Noa Notes, da Doctoralia, ferramenta que otimiza processos, reduz burocracias e permite que os médicos dediquem mais tempo ao que realmente importa: o cuidado com o paciente
Por muito tempo, a inteligência artificial (IA) parecia estar restrita ao universo da ficção científica ou a áreas altamente complexas da medicina, como cirurgias robóticas e análises de dados genômicos. Mas o cenário atual da medicina no Brasil e no mundo vem experienciando uma transformação significativa nesse sentido. Desmistificando sua imagem “futurista” e revelando-se uma aliada poderosa para médicos e pacientes, hoje, a IA já faz parte do cotidiano de muitos profissionais da saúde e se mostra uma ferramenta importante na humanização das consultas.
Ao automatizar tarefas administrativas, organizar informações clínicas e apoiar decisões diagnósticas, a tecnologia está promovendo uma mudança na forma como os médicos atendem seus pacientes e, principalmente, no tempo e na atenção que podem dedicar a eles.“Longe de substituir o toque humano, a tecnologia emerge como facilitadora, otimizando atividades burocráticas e oferecendo suporte à decisão clínica, permitindo que os profissionais da saúde dediquem mais tempo e atenção àquilo que realmente importa: o cuidado humanizado”, comenta Marco Salero, COO da Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo e líder em agendamento online de consultas no Brasil.
Automatização de tarefas: agilidade para médicos, praticidade para pacientes
A IA já está sendo utilizada com sucesso em diversas frentes da prática médica, como na automatização de tarefas. Em muitos consultórios, a inteligência artificial assumiu o protagonismo na realização de atividades repetitivas, como agendamento e confirmação de consultas.
Além do ganho de tempo para a equipe, que pode se dedicar a funções mais estratégicas, a experiência do paciente se torna mais positiva, pois ele pode agendar ou remarcar consultas a qualquer momento - inclusive em fins de semana e feriados -, sem depender da disponibilidade de um profissional em horário comercial.
IA cuida dos registros da consulta enquanto o médico concentra-se 100% no paciente
Outra frente é a documentação clínica. Por meio de ferramentas baseadas em IA é possível registrar e organizar as informações médicas dos pacientes de maneira eficiente e estruturada, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um exemplo concreto dessa aplicação é o Noa Notes, assistente virtual desenvolvido pela Doctoralia.
Inovador, ele acompanha a conversa entre médico e paciente e anota automaticamente as informações clínicas relevantes, como queixas, histórico familiar, exames e recomendações. Ao fim da consulta, organiza as informações em um resumo detalhado, compatível com qualquer sistema de prontuário eletrônico e seguindo todas as exigências da LGPD.
“Ao liberar o médico da tarefa de ficar tomando nota ao longo do atendimento, o Noa Notes permite que ele mantenha o foco integral no paciente, fortalecendo a conexão e a empatia”, comenta Felipe Locatelli, gerente de Projetos Estratégicos de IA na Doctoralia, que completa: “Nosso assistente é uma alternativa importante para aliviar a carga burocrática, economizando até 30% de tempo na rotina administrativa”. Só no Brasil, o Noa Notes já impactou mais de 9 mil médicos em mais de 335 mil consultas. O país lidera a adoção da tecnologia no Grupo Docplanner, que está presente em 13 países, representando 32% do total de usuários.
Apoio à decisão clínica: IA ajuda, mas quem decide é o médico
Uma terceira frente em que a IA vem sendo utilizada é no apoio à decisão clínica. A tecnologia demonstra um potencial imenso na análise de grandes volumes de dados clínicos, auxiliando os médicos na formulação de diagnósticos mais precisos e na definição de planos de tratamento individualizados. “Ao processar informações complexas, identificar padrões sutis e lembrar de detalhes importantes sobre o histórico do paciente, a IA oferece um suporte valioso, especialmente em quadros clínicos desafiadores”, observa Salero.
No entanto, a decisão final permanece sempre nas mãos do profissional médico, que utiliza a tecnologia como uma ferramenta complementar ao seu conhecimento e expertise.
O futuro é mais humano com ajuda da tecnologia
A transformação digital na saúde não é apenas uma questão de eficiência. Ao aliviar os profissionais das tarefas burocráticas e reforçar a tomada de decisão, a inteligência artificial está criando espaço para o que há de mais essencial na medicina: a escuta atenta, o olhar clínico e o vínculo de confiança entre médico e paciente. Nesse cenário, a IA consolida-se como uma ferramenta de apoio e não de substituição.
Ao automatizar tarefas administrativas, organizar informações clínicas e apoiar decisões diagnósticas, a tecnologia está promovendo uma mudança na forma como os médicos atendem seus pacientes e, principalmente, no tempo e na atenção que podem dedicar a eles.“Longe de substituir o toque humano, a tecnologia emerge como facilitadora, otimizando atividades burocráticas e oferecendo suporte à decisão clínica, permitindo que os profissionais da saúde dediquem mais tempo e atenção àquilo que realmente importa: o cuidado humanizado”, comenta Marco Salero, COO da Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo e líder em agendamento online de consultas no Brasil.
Automatização de tarefas: agilidade para médicos, praticidade para pacientes
A IA já está sendo utilizada com sucesso em diversas frentes da prática médica, como na automatização de tarefas. Em muitos consultórios, a inteligência artificial assumiu o protagonismo na realização de atividades repetitivas, como agendamento e confirmação de consultas.
Além do ganho de tempo para a equipe, que pode se dedicar a funções mais estratégicas, a experiência do paciente se torna mais positiva, pois ele pode agendar ou remarcar consultas a qualquer momento - inclusive em fins de semana e feriados -, sem depender da disponibilidade de um profissional em horário comercial.
IA cuida dos registros da consulta enquanto o médico concentra-se 100% no paciente
Outra frente é a documentação clínica. Por meio de ferramentas baseadas em IA é possível registrar e organizar as informações médicas dos pacientes de maneira eficiente e estruturada, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um exemplo concreto dessa aplicação é o Noa Notes, assistente virtual desenvolvido pela Doctoralia.
Inovador, ele acompanha a conversa entre médico e paciente e anota automaticamente as informações clínicas relevantes, como queixas, histórico familiar, exames e recomendações. Ao fim da consulta, organiza as informações em um resumo detalhado, compatível com qualquer sistema de prontuário eletrônico e seguindo todas as exigências da LGPD.
“Ao liberar o médico da tarefa de ficar tomando nota ao longo do atendimento, o Noa Notes permite que ele mantenha o foco integral no paciente, fortalecendo a conexão e a empatia”, comenta Felipe Locatelli, gerente de Projetos Estratégicos de IA na Doctoralia, que completa: “Nosso assistente é uma alternativa importante para aliviar a carga burocrática, economizando até 30% de tempo na rotina administrativa”. Só no Brasil, o Noa Notes já impactou mais de 9 mil médicos em mais de 335 mil consultas. O país lidera a adoção da tecnologia no Grupo Docplanner, que está presente em 13 países, representando 32% do total de usuários.
Apoio à decisão clínica: IA ajuda, mas quem decide é o médico
Uma terceira frente em que a IA vem sendo utilizada é no apoio à decisão clínica. A tecnologia demonstra um potencial imenso na análise de grandes volumes de dados clínicos, auxiliando os médicos na formulação de diagnósticos mais precisos e na definição de planos de tratamento individualizados. “Ao processar informações complexas, identificar padrões sutis e lembrar de detalhes importantes sobre o histórico do paciente, a IA oferece um suporte valioso, especialmente em quadros clínicos desafiadores”, observa Salero.
No entanto, a decisão final permanece sempre nas mãos do profissional médico, que utiliza a tecnologia como uma ferramenta complementar ao seu conhecimento e expertise.
O futuro é mais humano com ajuda da tecnologia
A transformação digital na saúde não é apenas uma questão de eficiência. Ao aliviar os profissionais das tarefas burocráticas e reforçar a tomada de decisão, a inteligência artificial está criando espaço para o que há de mais essencial na medicina: a escuta atenta, o olhar clínico e o vínculo de confiança entre médico e paciente. Nesse cenário, a IA consolida-se como uma ferramenta de apoio e não de substituição.


