Comunicação de mídia 360º apresenta plataforma às cidades de Curitiba e Brasília.
A Doctoralia, plataforma líder em agendamento online de consultas, estreou no último domingo sua primeira campanha de Marketing no Brasil, a maior já feita pelo Grupo DocPlanner (controlador da Doctoralia) no mundo. Trata-se de uma proposta de mídia all line para construção de brand awareness e com o objetivo de criar uma nova cultura de atendimento em saúde, com foco no chamado paciente 4.0.
A campanha teve início no mês de agosto de 2019 e já apresentou efeitos positivos no tráfego e comportamento dos usuários. Foram 23% a mais em usuários navegando no site em comparação com o mês anterior. As pessoas também estão começando a marcar suas consultas com a Doctoralia: foram 58% a mais em volume de tráfego com agendamentos e 35% a mais em agendamentos realizados através da plataforma. Os pacientes estão conhecendo uma nova forma de se relacionar com a saúde: uma forma mais humana e sem burocracias.
O propósito da Doctoralia é diminuir o tempo de dor das pessoas e revolucionar o atendimento médico no mundo. A empresa conhece as necessidades do paciente 4.0 – aquele que usa a internet para tudo – e sabe que ninguém mais tem tempo a perder. Principalmente quando o assunto é saúde. Uma prova dessa percepção são 30 milhões de usuários por mês acessando a sua plataforma (65% o fazem pelo celular) para encontrar médicos e outros serviços de saúde, agendar consultas sem burocracia e tirar dúvidas direto com especialistas. Tudo de forma ágil, 100% segura e gratuita, 24 horas por dia.
Ao completar dois anos da sua sede no Brasil e celebrar 2 milhões de profissionais de saúde disponíveis na plataforma global (600 mil somente no Brasil), a Doctoralia se preparou para crescer. Investiu em novas tecnologias, capacitação, comunicação e marketing para alavancar os negócios em 100% ao ano nos próximos cinco anos. Evolução semelhante à registrada em 2018, quando suas operações cresceram mais de 120% em relação a 2017.
Atualmente, são 9 milhões de usuários únicos por mês, em sua esmagadora maioria de acessos orgânicos, uma vez que o hábito do paciente 4.0 é acessar o "Dr. Google" e os resultados mais bem ranqueados geralmente são de páginas da Doctoralia. E foi em cima desse comportamento que a empresa começou a construir sua estratégia de comunicação para a marca.
“Precisávamos, em primeiro lugar, escolher qual linha de criação iríamos seguir. Quando pensamos em saúde, precisamos tomar todo tipo de cuidado, ainda mais quando temos uma campanha que precisa funcionar para os dois públicos, profissionais de saúde e pacientes. Além disso, estamos introduzindo uma marca e um hábito novo na população, a grande maioria das pessoas não estava familiarizada com o processo e muito menos com a plataforma, por isso optamos estrategicamente em construir uma campanha extremamente didática”, conta Lucas Pacheco, Head de Digital do Grupo GPAC, agência responsável pela campanha.
Procurando, assim, trazer consciência e reeducação para o paciente digital, de que existe um jeito melhor e mais prático de completar o processo que ele já faz (a busca pelo médico, sintoma, doença, prevenção) ali mesmo, na internet, deixando de lado as burocracias e complicações do agendamento via telefone e horário comercial, para encontrar reviews, localização e disponibilidade de agenda do profissional que deseja.
Todo o processo é online, de maneira digital, e ainda com uma completa experiência pós-consulta, deixando sua avaliação, para ajudar o próximo usuário dessa grande comunidade de saúde.
O criativo precisava retratar exatamente cada passo desse processo, e para reforçar ainda mais a mensagem, a escolha estratégica foi trazer um slogan para a comunicação da marca aqui no Brasil, algo que a Doctoralia não assume em sua comunicação no restante do mundo. Algo que fosse didático, proprietário e incitasse uma ação. Assim então surgiu o Acessou. Achou. Agendou.
Encontrado o slogan que explica o papel da Doctoralia na jornada de saúde do usuário, era preciso definir a melhor maneira de gerar relevância e credibilidade, convencendo o usuário a incluir a Doctoralia no seu dia a dia. Para isso, a agência se abraçou em um pensamento tipicamente brasileiro: inevitavelmente acabamos dando muito mais crédito para empresas estrangeiras, principalmente de regiões influentes na nossa cultura, como os EUA e Europa. Nessa hora, toda a envergadura da empresa no exterior ajudou na construção da mensagem. A Doctoralia é o maior site do mundo para agendamento de consultas, e isso ajuda a construir confiança e credibilidade no serviço. Definidos slogan e mensagem, era preciso então criar o exemplo, um material que começa a noite, em casa, após um dia de trabalho e que retrata exatamente boa parcela do target da campanha, construindo com esse personagem o passo a passo da plataforma e que termina em uma experiência satisfatória por parte do usuário.
Para levar essa mensagem ao público foram escolhidos veículos de TV Aberta e Fechada, que vão ajudar ainda mais na construção de credibilidade da marca; meios que fortalecem a construção de branding, com estratégias variadas de OOH e digital; além de meios com ainda mais potencial de explicar o funcionamento da plataforma, como merchans em TV e Rádio e outros formatos digitais. As três frentes aliadas a um plano de mídia robusto e técnico, buscando alta cobertura e alta frequência, visando um resultado a curto e médio prazo. Como qualquer startup, o plano de mídia e comunicação da Doctoralia segue o princípio scale up. A campanha começa como um projeto piloto nas praças de Curitiba e Brasília, comparando os resultados alcançados com praças controle, monitorados por uma equipe técnica de Business Intelligence por meio de dashboards, relatórios e pesquisas externas, trazendo para dentro da campanha toda inteligência de marketing para entender a melhor estratégia para escalar o plano para o Brasil todo.
“Atender uma startup é um desafio interessante, independentemente do tamanho da empresa, se ainda está em fase de pitch ou se está caminhando para virar um unicórnio, uma startup é uma empresa que conseguiu resolver um problema da maneira mais prática possível. E praticidade é uma palavra que rege o dia a dia da Doctoralia”, conta Lucas. “Inúmeras ferramentas, meios de comunicação e pouca burocracia são parceiros nessa busca pela praticidade, com um propósito de ‘vamos tentar e ver o que dá certo’, sempre podendo errar rápido e corrigir mais rápido ainda. E é nesse ponto que vemos a grande importância de um planejamento embasado e estruturado para superar todos os desafios de comunicação”, adiciona.
O Head de Digital defende que as startups, principalmente as que ainda estão em processo de maturação, muitas vezes contam com estruturas de marketing enxutas e com objetivos múltiplos. “São equipes que além de se preocupar com os fluxos de inbound marketing e a geração de leads para o time comercial, precisam olhar também para o sucesso do cliente, a experiência do usuário, o nível de churn, e outros indicadores”, conta ele e adiciona: “No entanto as startups que querem crescer, principalmente aquelas voltadas ao consumidor final, precisam construir na mente da sua audiência o mesmo que toda grande empresa precisa: credibilidade e confiança. E isso não é possível apenas oferecendo um bom serviço. A marca precisa se posicionar, gerar conexão, saber se vender e ter uma visão de investimento a médio-longo prazo. Grandes investimentos em comunicação e meios tradicionais, apoiados em uma estratégia digital inteligente, contribuem com isso, e ficamos felizes de ver esse DNA de marketing presente na Doctoralia”.
Outra meta da Doctoralia é ser a principal referência em relacionamento com pacientes, servindo de modelo para outras empresas e, assim, elevar a qualidade do atendimento da saúde suplementar, sejam clínicas, consultórios, planos de saúde ou hospitais. “Startups pensam o tempo todo como oferecer a melhor experiência ao usuário. É assim que realizam grandes transformações. Os aplicativos de reserva de hotéis, de locação de imóveis, ou de entrega de comida são ótimos exemplos. Rápidos, simples e eficientes. Na Doctoralia também somos assim. Com a diferença que lidamos com o bem mais valioso que uma pessoa pode ter: sua vida, sua saúde”, conta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia para o Brasil, Chile e Peru.
O executivo ressalta que toda questão relacionada à saúde exige agilidade e eficiência. “Sabemos que uma pessoa com dor não pode esperar. Assim, Doctoralia oferece a rapidez e a comodidade da pesquisa e agendamento online, de forma 100% segura. A empresa se baseia na premissa de que o mundo digital estabeleceu um caminho sem volta, em que o consumidor exige soluções verdadeiramente eficientes. A Doctoralia assume toda a parte burocrática, entrega comodidade ao paciente e proporciona aos profissionais de saúde ganhar tempo para se dedicar a um atendimento mais humano, que é o que todos os pacientes buscam”, avalia. Atualmente, no Brasil, a plataforma reúne mais de 600 mil especialistas em saúde, entre médicos, dentistas, psicólogos e nutricionistas. Com os novos investimentos, a empresa visa dar uma resposta rápida à escalada da expectativa de vida do brasileiro e às novas demandas de saúde que o envelhecimento da população produz.
A campanha teve início no mês de agosto de 2019 e já apresentou efeitos positivos no tráfego e comportamento dos usuários. Foram 23% a mais em usuários navegando no site em comparação com o mês anterior. As pessoas também estão começando a marcar suas consultas com a Doctoralia: foram 58% a mais em volume de tráfego com agendamentos e 35% a mais em agendamentos realizados através da plataforma. Os pacientes estão conhecendo uma nova forma de se relacionar com a saúde: uma forma mais humana e sem burocracias.
O propósito da Doctoralia é diminuir o tempo de dor das pessoas e revolucionar o atendimento médico no mundo. A empresa conhece as necessidades do paciente 4.0 – aquele que usa a internet para tudo – e sabe que ninguém mais tem tempo a perder. Principalmente quando o assunto é saúde. Uma prova dessa percepção são 30 milhões de usuários por mês acessando a sua plataforma (65% o fazem pelo celular) para encontrar médicos e outros serviços de saúde, agendar consultas sem burocracia e tirar dúvidas direto com especialistas. Tudo de forma ágil, 100% segura e gratuita, 24 horas por dia.
Ao completar dois anos da sua sede no Brasil e celebrar 2 milhões de profissionais de saúde disponíveis na plataforma global (600 mil somente no Brasil), a Doctoralia se preparou para crescer. Investiu em novas tecnologias, capacitação, comunicação e marketing para alavancar os negócios em 100% ao ano nos próximos cinco anos. Evolução semelhante à registrada em 2018, quando suas operações cresceram mais de 120% em relação a 2017.
Atualmente, são 9 milhões de usuários únicos por mês, em sua esmagadora maioria de acessos orgânicos, uma vez que o hábito do paciente 4.0 é acessar o "Dr. Google" e os resultados mais bem ranqueados geralmente são de páginas da Doctoralia. E foi em cima desse comportamento que a empresa começou a construir sua estratégia de comunicação para a marca.
“Precisávamos, em primeiro lugar, escolher qual linha de criação iríamos seguir. Quando pensamos em saúde, precisamos tomar todo tipo de cuidado, ainda mais quando temos uma campanha que precisa funcionar para os dois públicos, profissionais de saúde e pacientes. Além disso, estamos introduzindo uma marca e um hábito novo na população, a grande maioria das pessoas não estava familiarizada com o processo e muito menos com a plataforma, por isso optamos estrategicamente em construir uma campanha extremamente didática”, conta Lucas Pacheco, Head de Digital do Grupo GPAC, agência responsável pela campanha.
Procurando, assim, trazer consciência e reeducação para o paciente digital, de que existe um jeito melhor e mais prático de completar o processo que ele já faz (a busca pelo médico, sintoma, doença, prevenção) ali mesmo, na internet, deixando de lado as burocracias e complicações do agendamento via telefone e horário comercial, para encontrar reviews, localização e disponibilidade de agenda do profissional que deseja.
Todo o processo é online, de maneira digital, e ainda com uma completa experiência pós-consulta, deixando sua avaliação, para ajudar o próximo usuário dessa grande comunidade de saúde.
O criativo precisava retratar exatamente cada passo desse processo, e para reforçar ainda mais a mensagem, a escolha estratégica foi trazer um slogan para a comunicação da marca aqui no Brasil, algo que a Doctoralia não assume em sua comunicação no restante do mundo. Algo que fosse didático, proprietário e incitasse uma ação. Assim então surgiu o Acessou. Achou. Agendou.
Encontrado o slogan que explica o papel da Doctoralia na jornada de saúde do usuário, era preciso definir a melhor maneira de gerar relevância e credibilidade, convencendo o usuário a incluir a Doctoralia no seu dia a dia. Para isso, a agência se abraçou em um pensamento tipicamente brasileiro: inevitavelmente acabamos dando muito mais crédito para empresas estrangeiras, principalmente de regiões influentes na nossa cultura, como os EUA e Europa. Nessa hora, toda a envergadura da empresa no exterior ajudou na construção da mensagem. A Doctoralia é o maior site do mundo para agendamento de consultas, e isso ajuda a construir confiança e credibilidade no serviço. Definidos slogan e mensagem, era preciso então criar o exemplo, um material que começa a noite, em casa, após um dia de trabalho e que retrata exatamente boa parcela do target da campanha, construindo com esse personagem o passo a passo da plataforma e que termina em uma experiência satisfatória por parte do usuário.
Para levar essa mensagem ao público foram escolhidos veículos de TV Aberta e Fechada, que vão ajudar ainda mais na construção de credibilidade da marca; meios que fortalecem a construção de branding, com estratégias variadas de OOH e digital; além de meios com ainda mais potencial de explicar o funcionamento da plataforma, como merchans em TV e Rádio e outros formatos digitais. As três frentes aliadas a um plano de mídia robusto e técnico, buscando alta cobertura e alta frequência, visando um resultado a curto e médio prazo. Como qualquer startup, o plano de mídia e comunicação da Doctoralia segue o princípio scale up. A campanha começa como um projeto piloto nas praças de Curitiba e Brasília, comparando os resultados alcançados com praças controle, monitorados por uma equipe técnica de Business Intelligence por meio de dashboards, relatórios e pesquisas externas, trazendo para dentro da campanha toda inteligência de marketing para entender a melhor estratégia para escalar o plano para o Brasil todo.
“Atender uma startup é um desafio interessante, independentemente do tamanho da empresa, se ainda está em fase de pitch ou se está caminhando para virar um unicórnio, uma startup é uma empresa que conseguiu resolver um problema da maneira mais prática possível. E praticidade é uma palavra que rege o dia a dia da Doctoralia”, conta Lucas. “Inúmeras ferramentas, meios de comunicação e pouca burocracia são parceiros nessa busca pela praticidade, com um propósito de ‘vamos tentar e ver o que dá certo’, sempre podendo errar rápido e corrigir mais rápido ainda. E é nesse ponto que vemos a grande importância de um planejamento embasado e estruturado para superar todos os desafios de comunicação”, adiciona.
O Head de Digital defende que as startups, principalmente as que ainda estão em processo de maturação, muitas vezes contam com estruturas de marketing enxutas e com objetivos múltiplos. “São equipes que além de se preocupar com os fluxos de inbound marketing e a geração de leads para o time comercial, precisam olhar também para o sucesso do cliente, a experiência do usuário, o nível de churn, e outros indicadores”, conta ele e adiciona: “No entanto as startups que querem crescer, principalmente aquelas voltadas ao consumidor final, precisam construir na mente da sua audiência o mesmo que toda grande empresa precisa: credibilidade e confiança. E isso não é possível apenas oferecendo um bom serviço. A marca precisa se posicionar, gerar conexão, saber se vender e ter uma visão de investimento a médio-longo prazo. Grandes investimentos em comunicação e meios tradicionais, apoiados em uma estratégia digital inteligente, contribuem com isso, e ficamos felizes de ver esse DNA de marketing presente na Doctoralia”.
Outra meta da Doctoralia é ser a principal referência em relacionamento com pacientes, servindo de modelo para outras empresas e, assim, elevar a qualidade do atendimento da saúde suplementar, sejam clínicas, consultórios, planos de saúde ou hospitais. “Startups pensam o tempo todo como oferecer a melhor experiência ao usuário. É assim que realizam grandes transformações. Os aplicativos de reserva de hotéis, de locação de imóveis, ou de entrega de comida são ótimos exemplos. Rápidos, simples e eficientes. Na Doctoralia também somos assim. Com a diferença que lidamos com o bem mais valioso que uma pessoa pode ter: sua vida, sua saúde”, conta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia para o Brasil, Chile e Peru.
O executivo ressalta que toda questão relacionada à saúde exige agilidade e eficiência. “Sabemos que uma pessoa com dor não pode esperar. Assim, Doctoralia oferece a rapidez e a comodidade da pesquisa e agendamento online, de forma 100% segura. A empresa se baseia na premissa de que o mundo digital estabeleceu um caminho sem volta, em que o consumidor exige soluções verdadeiramente eficientes. A Doctoralia assume toda a parte burocrática, entrega comodidade ao paciente e proporciona aos profissionais de saúde ganhar tempo para se dedicar a um atendimento mais humano, que é o que todos os pacientes buscam”, avalia. Atualmente, no Brasil, a plataforma reúne mais de 600 mil especialistas em saúde, entre médicos, dentistas, psicólogos e nutricionistas. Com os novos investimentos, a empresa visa dar uma resposta rápida à escalada da expectativa de vida do brasileiro e às novas demandas de saúde que o envelhecimento da população produz.
Ficha Técnica da Campanha
AGÊNCIA: G/PAC
CLIENTE: Doctoralia
PRODUTO: Institucional
CAMPANHA: Turbo Plan
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Juca Pacheco
GERENTE DE CRIAÇÃO: Leandro Dena
REDAÇÃO: Fabiano Teixeira
DIREÇÃO DE ARTE: Alexandre Dizzy, Michel Philip e Rogério Filho
PLANEJAMENTO: André Nader e João Alberto
HEAD DE DIGITAL: Lucas Pacheco
DIREÇÃO DE ATENDIMENTO: Sergio Galli Negraes
ATENDIMENTO: André Edward
DIREÇÃO DE MÍDIA: Carol Popp
MÍDIA: Fernanda Cardoso, Victor Peron e Gabriel Almeida
RTV: Rafael Fernandes e Marília Lemos
BI: Pedro Klassen e Mayara Clebsch
APROVAÇÃO CLIENTE: Piotr Ziewiec, Cadu Lopes e Dayane Carvalho
PRODUTORA FILME: SoftCine Produções
DIREÇÃO DE CENA: Hermes Bruchmann
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Felipe Aguilar
MONTAGEM / EDIÇÃO / FINALIZAÇÃO: Ricardo Jug e Leonardo Sindlinger
ATENDIMENTO PRODUTORA FILME: Adriana Steil
PRODUTORA TRILHA: Toro Creative Audio
ATENDIMENTO PRODUTORA TRILHA: Alexandre Leal
PRODUÇÃO GRÁFICA: Luiz Alencar
FOTÓGRAFO: Fernando Ziviani
TRATAMENTO DE IMAGENS: Ederlei Alcantara
AGÊNCIA: G/PAC
CLIENTE: Doctoralia
PRODUTO: Institucional
CAMPANHA: Turbo Plan
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Juca Pacheco
GERENTE DE CRIAÇÃO: Leandro Dena
REDAÇÃO: Fabiano Teixeira
DIREÇÃO DE ARTE: Alexandre Dizzy, Michel Philip e Rogério Filho
PLANEJAMENTO: André Nader e João Alberto
HEAD DE DIGITAL: Lucas Pacheco
DIREÇÃO DE ATENDIMENTO: Sergio Galli Negraes
ATENDIMENTO: André Edward
DIREÇÃO DE MÍDIA: Carol Popp
MÍDIA: Fernanda Cardoso, Victor Peron e Gabriel Almeida
RTV: Rafael Fernandes e Marília Lemos
BI: Pedro Klassen e Mayara Clebsch
APROVAÇÃO CLIENTE: Piotr Ziewiec, Cadu Lopes e Dayane Carvalho
PRODUTORA FILME: SoftCine Produções
DIREÇÃO DE CENA: Hermes Bruchmann
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Felipe Aguilar
MONTAGEM / EDIÇÃO / FINALIZAÇÃO: Ricardo Jug e Leonardo Sindlinger
ATENDIMENTO PRODUTORA FILME: Adriana Steil
PRODUTORA TRILHA: Toro Creative Audio
ATENDIMENTO PRODUTORA TRILHA: Alexandre Leal
PRODUÇÃO GRÁFICA: Luiz Alencar
FOTÓGRAFO: Fernando Ziviani
TRATAMENTO DE IMAGENS: Ederlei Alcantara