A empresa cresce no México e no Brasil, integrada com a DocPlanner
A Doctoralia teve a vantagem de ser uma das primeiras em digitalizar o agendamento de consultas médicas na Espanha. Criada há 12 anos, quando o costume era marcar consulta por telefone e enquanto a economia espanhola estava em sua pior crise. Ambos os fatores tornaram difícil o início dessa empresa catalã, embora não tenha sido inviável. A medicina privada começou a digitalizar-se e a Doctoralia soube tirar proveito de sua experiência para fazer parte desse processo.
Lançou uma plataforma gratuita para pacientes e médicos, em que as vantagens encontram-se nas assinaturas dos profissionais que pagam para melhorar seu posicionamento na web. Um de seus fundadores, Frederic Llordachs, garante que com esse modelo o negócio tornou-se referência na Espanha e na América do Sul. “Temos 80% de participação no mercado e 70.000 usuários no mercado nacional. No México e no Brasil chegamos a 300.000 usuários”.
Lançou uma plataforma gratuita para pacientes e médicos, em que as vantagens encontram-se nas assinaturas dos profissionais que pagam para melhorar seu posicionamento na web. Um de seus fundadores, Frederic Llordachs, garante que com esse modelo o negócio tornou-se referência na Espanha e na América do Sul. “Temos 80% de participação no mercado e 70.000 usuários no mercado nacional. No México e no Brasil chegamos a 300.000 usuários”.
Mercado - Pioneira em seu ramo, a empresa garante ter participação de 80% na Espanha
Llordachs comenta que a expansão da marca foi possível graças à fusão da Doctoralia com a DocPlanner, um concorrente polonês com presença internacional que há tempos estava interessado em comprar a empresa catalã. A operação foi realizada em junho de 2016 por uma quantia que não foi publicada. Llordachs tornou-se acionista do grupo e ocupou o cargo de responsável da Comunicação, enquanto os demais fundadores da Doctoralia, David Díaz e Albert Armengol, mantiveram a propriedade, embora tenham se afastado da rotina do negócio.
Llordachs disse que essa parceria permitiu que a Doctoralia ganhasse solidez e recursos para crescer na América do Sul. De fato, o grupo DocPlanner fechou em 2017 uma rodada de 15 milhões que serviu para expandir a marca no México e no Brasil e começar a abrir mercado no Chile e na Colômbia.
Além disso, Llordachs falou que a fusão também reforçou os escritórios da Doctoralia em Barcelona, que se tornou em centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) do grupo. Hoje, cerca de 180 pessoas trabalham na capital catalã e a previsão é que neste ano chegue a 250 funcionários com novos cargos de desenvolvedores.
Llordachs disse que essa parceria permitiu que a Doctoralia ganhasse solidez e recursos para crescer na América do Sul. De fato, o grupo DocPlanner fechou em 2017 uma rodada de 15 milhões que serviu para expandir a marca no México e no Brasil e começar a abrir mercado no Chile e na Colômbia.
Além disso, Llordachs falou que a fusão também reforçou os escritórios da Doctoralia em Barcelona, que se tornou em centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) do grupo. Hoje, cerca de 180 pessoas trabalham na capital catalã e a previsão é que neste ano chegue a 250 funcionários com novos cargos de desenvolvedores.
Em números - O faturamento chegou a 2,3 milhões de euros
No total, o grupo DocPlanner conta com 200 trabalhadores em Varsóvia, 400 no Brasil e 200 no México, além de presença na Itália, Turquia e República Tcheca. Porém, a sede do grupo está nos Países Baixos. Llordachs disse que a DocPlanner foi crescendo numa sequência de aquisição de concorrentes e de rodadas de financiamento. Atualmente, a maioria do capital da empresa está nas mãos de fundos de capital de risco, como a alemã Target Global, a britânica One Peak Partner e a tcheca Enern Investments.
Llordachs também informou que a DocPlanner fechou 2018 com faturamento de 22,5 milhões, dos quais a Espanha contribuiu com 2,3 milhões (o dobro do ano anterior). O objetivo do grupo neste ano e em 2020, é continuar crescendo e, a médio prazo, tornar-se referência mundial. Llordachs acredita que escolheu um ótimo sócio para conseguir isso.
Llordachs também informou que a DocPlanner fechou 2018 com faturamento de 22,5 milhões, dos quais a Espanha contribuiu com 2,3 milhões (o dobro do ano anterior). O objetivo do grupo neste ano e em 2020, é continuar crescendo e, a médio prazo, tornar-se referência mundial. Llordachs acredita que escolheu um ótimo sócio para conseguir isso.
Fonte: La Vanguardia | Blanca Gispert - Barcelona