Pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital revela como o comportamento online impacta a jornada do paciente e transforma a atuação médica no Brasil
Na era da saúde digital, estar presente na internet deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência para os profissionais da área. É o que revela o mais recente estudo da Doctoralia, maior plataforma de agendamentos médicos do mundo, que aponta que 1 em cada 6 brasileiros já usa seus serviços para cuidar da saúde. O Perfil do Paciente Digital 2025, feito com base em mais de 255 milhões de visitas e 9 milhões de agendamentos mensais à plataforma, revela os principais hábitos, expectativas e perfis de quem busca atendimento médico hoje no país.
De acordo com Pedro Prado, CFO & Diretor de Novos Negócios da Doctoralia, o crescimento no uso da plataforma reflete a mudança de mentalidade do paciente brasileiro. “A saúde segue os mesmos caminhos da digitalização que já impactaram outros setores. O paciente moderno valoriza disponibilidade, praticidade e transparência. Ele compara perfis, lê opiniões, escolhe horários alternativos e quer tudo isso no celular. O comportamento digital se tornou parte central da jornada de cuidados”, afirma.
O que o paciente digital procura?
O levantamento mostra que 33% dos agendamentos são feitos fora do horário comercial e 13% acontecem aos finais de semana. A maior parte dos acessos é feita via smartphone (84%), e isso reflete a busca por agilidade e conveniência. Além disso, as mulheres seguem liderando como “gestoras da saúde da família”, e representando quase 63% dos usuários que buscam agendamentos online. No entanto, os homens estão cada vez mais presentes: o número de usuários masculinos passou de 24% em 2018 para 37% em 2024.
Reputação digital e personalização
Outro dado revelado pela pesquisa é o de que opiniões de outros pacientes são o fator decisivo na escolha do médico, mais até do que a localização ou o plano de saúde aceito. “As pessoas querem sentir segurança e conexão. Avaliações detalhadas e autênticas são como o novo ‘boca a boca’, só que com muito mais alcance”, explica Marco Salero - COO da Doctoralia.
Pensando na importância das avaliações e a credibilidade que elas têm hoje para os brasileiros, a Doctoralia passou, este ano, a fazer parte da Coalition for Trusted Reviews, ao lado de marcas como Amazon e Tripadvisor, para fortalecer a integridade das avaliações online. A participação traz uma perspectiva inédita do setor de saúde, com impacto direto na confiança dos usuários nas decisões médicas. A Doctoralia é a única empresa de saúde a integrar o seleto grupo.
A telemedicina também segue em ascensão. Em apenas um ano, os agendamentos para atendimentos remotos cresceram 53%. “O paciente digital não tem mais barreiras para buscar ajuda. Se não encontra solução presencialmente, ele vai procurar alternativas online. Estar disponível para atender via telemedicina amplia o alcance e reduz as faltas”, afirma Salero. Entre as especialidades mais acessadas à distância estão Ginecologia, Psiquiatria e Dermatologia.
A nova rotina do médico
Com o aumento da competitividade e a digitalização acelerada, os médicos têm buscado se diferenciar também fora do consultório. Investir em gestão, marketing, softwares de agendamento, perfil profissional bem construído e canais de comunicação com os pacientes são práticas cada vez mais comuns.
“Um bom atendimento começa na primeira busca no Google, quando um paciente encontra um perfil completo, com boas avaliações, agenda acessível e conteúdo de qualidade, ele se sente mais confiante”, complementa Salero.
Para ajudar os médicos a cuidarem da parte digital, a Doctoralia investe em soluções para que eles possam focar no que realmente importa, a saúde dos pacientes. Um exemplo é o Noa Notes, assistente virtual baseado em Inteligência Artificial que fica responsável por todas as anotações das consultas, enquanto os médicos focam no atendimento. Os profissionais economizam até 30% do tempo da jornada de trabalho e oferecem mais tempo aos pacientes.
Com a Doctoralia, os médicos conseguem facilitar a gestão do consultório e diminuir faltas com soluções automatizadas, oferecendo agendamento online 24 horas e lembretes automáticos da consulta por e-mail, whatsapp e SMS, o que ajuda na redução das faltas. Além disso, a empresa oferece um chat exclusivo para esclarecer dúvidas de novos pacientes e garantir mais agendamentos.


